Proposta
Pedagógica – Projeto Bimestral
Fundamentação teórica:
O homem se comunica pela
linguagem. Tem acesso à informação, expressa e defende as suas opiniões,
partilha ou constrói visões de mundo, enfim, produz conhecimento.
Os Paramentos
Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN/LP) destacam que: a
linguagem é uma forma de ação interdirecional orientada por uma finalidade específica;
um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos
diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos de sua história [p.22-31].
A escola tem a
responsabilidade de garantir aos alunos o domínio da língua oral e escrita, pois
é ela o instrumento que lhes dá acesso a uma vida social plena. A língua é uma
forma de comunicação necessária para o exercício da cidadania, pois amplia as
possibilidades de partilha de informação e conhecimento.
Título:
Seja responsável: preserve a
natureza!
Tema:
Responsabilidade e
consciência ambiental
Justificativa:
Tendo em vista as
dificuldades encontradas pelos alunos em ler e compreender as múltiplas linguagens
que o cercam. Pensamos nesse projeto onde os alunos vivenciarão a leitura, compreensão
e a produção dos mais diversos gêneros discursivos orais e escritos, como propagandas,
cartazes, reportagens, notícias, canções, poemas, textos informativos,
folhetos, gráficos e mapas, contos, fábulas, crônicas, textos impressos em
embalagens e rótulos, etc. Dessa forma serão levados a perceber a função social
da escrita.
A proposta desse projeto
envolve os alunos numa campanha publicitária em defesa da preservação do nosso
planeta. Os diversos textos produzidos pelos alunos vão compor a campanha voltada
para a divulgação da responsabilidade e da consciência ambiental com o intuito
de sensibilizar os envolvidos, colegas, pais, professores e toda comunidade
para essa questão.
Objetivo Geral:
Fornecer ao aluno instrumentos que o levem a
observar, compreender,
analisar, criticar e relacionar
as múltiplas linguagens que o cercam.
Objetivos específicos:
·
Colaborar para a ampliação do universo de
leitura dos alunos;
·
Identificar o tema tratado e a abordagem
oferecida pelo texto;
·
Localizar informações explícitas e implícitas
num texto
·
Compreender a o sentido de uma palavra ou
expressão a partir do contexto;
·
Produzir textos dentro de um gênero proposto;
·
Ler e comparar diferentes textos sobre o
mesmo tema, confrontando-os e estabelecendo relação de semelhanças e
diferenças;
·
Perceber os elementos linguísticos e
discursivos dos diferentes gêneros, investindo em sua instrumentalização como
leitor e escritor competente;
·
Expressar suas ideias e sentimentos,
assumindo um posicionamento critico diante do que lhe é proposto, de acordo com
sua vivência e seus valores.
Conteúdos:
Ø Leitura
Ø Escrita
Ø Compreensão
leitora
Ø Produção
de textos orais e escritos
Metodologia:
Ponto de partida: criação de
campanha educativa
Convidar a turma para
assistirem ao filme: Mogli, o menino lobo.
Trocar ideias sobre o
ambiente retratado no filme.
Refletir a cerca de questões
como: Como o homem está explorando nosso planeta? O que está sendo prejudicado?
Há algo a ser feito? O quê? Como fazer? Etc.
Propor à turma uma campanha
sobre a importância da preservação do nosso planeta com o título:
Seja responsável: preserve a
natureza!
Onde a turma irá refletir
sobre a responsabilidade que cada um tem de transformar a realidade atual, mudando
atitude e comportamentos para ajudar na preservação do meio ambiente. Para isso
vão ler textos publicitários, reportagens, letras de musicas, poemas, etc. Irão
produzir textos para uma campanha de conscientização sobre os problemas que a
destruição do meio ambiente causa ao homem e à natureza. Essa produção será
apresentada no lançamento de campanha que ocorrerá na escola num dia combinado.
Serão convidados a participar desse evento pessoas da comunidade onde mora, da
sua escola e da sua família.
1ª etapa:
Leitura de textos
publicitários e produção de cartaz e painel
Em grupo os alunos irão
observar uma propaganda com o título: E aí que escolha você vai fazer? (fonte:
Revista Superinteressante, 15 dez.2007). Relacionar as datas no topo da imagem
com o texto na parte inferior da propaganda, refletir sobre a pergunta (título)
Discutir em grupo sobre o ato de preservar a água e o ato de desperdiçá-la.
Trocar ideias sobre pequenas mudanças que cada um pode fazer para conservação
da vida no planeta.
Produzir cartazes com as
situações apresentadas como se estivessem dando dicas de como preservar a água
do nosso planeta.
Observação de outro texto
publicado no dia mundial da água pelo Jornal do Brasil,22 mar.2007.
Conversar sobre a estrutura
do texto data da publicação, a mensagem, ilustração, a fonte, os patrocinadores
etc. Onde é comum encontrarmos textos desse tipo, o que eles transmitem e
outros anotar sempre em cartaz ou na lousa as conclusões do grupo. Propor que
pesquisem em jornais, livros, revistas e na internet sobre o assunto. Dispor
material para os alunos e ajudá-los a selecionar textos, fazerem anotações,
separar material para montagem de um painel.
2ª etapa:
Leitura de reportagem e
elaboração de dicas.
Não é somente a questão do
consuma e desperdício da água que atinge o planeta Terra. Os alunos irão ler
alguns textos para se informar sobre outros problemas que estão prejudicando o
meio ambiente.
Texto: 30 dicas para cuidar
do planeta revista recreio, ano 2.n.60,3 de maio 2001, p.8-11.
Em duplas trocarão ideias
sobre a mensagem e a organização do texto em partes. Anotar no caderno o que
cada um pode fazer em casa, na escola, na rua para ajudar a cuidar do planeta,
mostrando o que é certo e denunciando o que é errado. Reproduzir em pequenas
tiras de papel, algumas dessas dicas, para serem distribuídas no dia do
lançamento da campanha.
3ª etapa:
Leitura de notícia e
produção de cartaz.
Animais e plantas também são
vítimas da natureza maltratada. Para se informar melhor sobre o assunto os
alunos irão ler: A lista vermelha da extinção, o Globo, 13 de set.2007.
Em duplas ou trios
observarão onde e quando a matéria foi publicada, o assunto principal, a linguagem,
além dos depoimentos dos entrevistados. Discutam sobre os perigos que a flora e
a fauna do planeta estão sofrendo, retirem também da notícia as causas e
consequências do comportamento do homem diante da natureza e registrem-nas.
Com material de sucata,
folhas secas, gravetos, retalhos de papel ou tecidos, recortes de jornal, livros
etc. Montem um cartaz com as anotações e ilustrem com o material de sucata e
guardem para o dia do lançamento da campanha.
4ª etapa:
Leitura e produção de
propagandas
Em grupo ler várias
propagandas observando a relação entre o texto escrito e as imagens fazendo a compreensão
oral e escrita.
Agora é o momento de criar a
propaganda.
Pra ajudar na produção é
importante que retomem todas as anotações feitas durante as aulas; planejando o
que vai escrever, para que e para quem e como vai escrever.
Nessa etapa serão feitos
rascunhos leituras das produções e várias revisões.
5ª etapa
Leitura de letras de músicas
e produção de varal de poesias.
Ouvir as músicas
relacionadas com o tema trabalhado fazer leitura das letras dessas musicas
cantá-las.
O homem se comunica pela
linguagem. Tem acesso à informação, expressa e defende as suas opiniões,
partilha ou constrói visões de mundo, enfim, produz conhecimento.
Conversar sobre outras
músicas que conhecem que também tratam desse tema.
Selecionar poemas para
leituras e ilustrações. Organizar um varal de poesias.
Ponto de chegada: Lançamento
da campanha educativa
Este é o momento de
organizar os trabalhos para o lançamento da campanha: Seja responsável: preserve
a natureza!
Juntem todos os textos
produzidos, ilustrados e pesquisados. Em conjunto definam um local para expor
os materiais, programem leituras de textos variados sobre o tema, façam
coreografias com as músicas trabalhadas, dramatizações, distribuam muitas
cópias das dicas com mensagens ecológicas e do folheto que produziram. Com tudo
pronto convide seus colegas de outras turmas, pais, professores, e comunidade
para prestigiarem o lançamento da campanha que desenvolveram em sala de aula.
Recursos:
Livros, filmes, propagandas,
jornais, revistas, aparelhos de som, DVD, Internet, sucatas, etc.
Avaliação:
Será realizada em diferentes
momentos, em situações variadas, partindo do fazer dos alunos, ajudando-os a
compreender os fenômenos que nos cercam facilitando a relação sujeito-objeto.
Fonte:
Miranda, Claúdia; Rodrigues,
Vera Lúcia. Coleção Aprendendo Sempre, Língua Portuguesa, 4º ano.
Ed. ÁTICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário