quinta-feira, 7 de junho de 2012

projeto didático: Meio Ambiente


Proposta Pedagógica – Projeto Bimestral

Fundamentação teórica:
O homem se comunica pela linguagem. Tem acesso à informação, expressa e defende as suas opiniões, partilha ou constrói visões de mundo, enfim, produz conhecimento.
Os Paramentos Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN/LP) destacam que: a linguagem é uma forma de ação interdirecional orientada por uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos de sua história [p.22-31].
A escola tem a responsabilidade de garantir aos alunos o domínio da língua oral e escrita, pois é ela o instrumento que lhes dá acesso a uma vida social plena. A língua é uma forma de comunicação necessária para o exercício da cidadania, pois amplia as possibilidades de partilha de informação e conhecimento.

Título:
Seja responsável: preserve a natureza!
 Tema:
Responsabilidade e consciência ambiental

Justificativa:
Tendo em vista as dificuldades encontradas pelos alunos em ler e compreender as múltiplas linguagens que o cercam. Pensamos nesse projeto onde os alunos vivenciarão a leitura, compreensão e a produção dos mais diversos gêneros discursivos orais e escritos, como propagandas, cartazes, reportagens, notícias, canções, poemas, textos informativos, folhetos, gráficos e mapas, contos, fábulas, crônicas, textos impressos em embalagens e rótulos, etc. Dessa forma serão levados a perceber a função social da escrita.
A proposta desse projeto envolve os alunos numa campanha publicitária em defesa da preservação do nosso planeta. Os diversos textos produzidos pelos alunos vão compor a campanha voltada para a divulgação da responsabilidade e da consciência ambiental com o intuito de sensibilizar os envolvidos, colegas, pais, professores e toda comunidade para essa questão.



Objetivo Geral:
 Fornecer ao aluno instrumentos que o levem a observar, compreender,
analisar, criticar e relacionar as múltiplas linguagens que o cercam.


Objetivos específicos:
·         Colaborar para a ampliação do universo de leitura dos alunos;
·         Identificar o tema tratado e a abordagem oferecida pelo texto;
·         Localizar informações explícitas e implícitas num texto
·         Compreender a o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto;
·         Produzir textos dentro de um gênero proposto;
·         Ler e comparar diferentes textos sobre o mesmo tema, confrontando-os e estabelecendo relação de semelhanças e diferenças;
·         Perceber os elementos linguísticos e discursivos dos diferentes gêneros, investindo em sua instrumentalização como leitor e escritor competente;
·         Expressar suas ideias e sentimentos, assumindo um posicionamento critico diante do que lhe é proposto, de acordo com sua vivência e seus valores.


Conteúdos:
Ø  Leitura
Ø  Escrita
Ø  Compreensão leitora
Ø  Produção de textos orais e escritos

 Metodologia:
Ponto de partida: criação de campanha educativa
Convidar a turma para assistirem ao filme: Mogli, o menino lobo.
Trocar ideias sobre o ambiente retratado no filme.
Refletir a cerca de questões como: Como o homem está explorando nosso planeta? O que está sendo prejudicado? Há algo a ser feito? O quê? Como fazer? Etc.
Propor à turma uma campanha sobre a importância da preservação do nosso planeta com o título:
Seja responsável: preserve a natureza!
Onde a turma irá refletir sobre a responsabilidade que cada um tem de transformar a realidade atual, mudando atitude e comportamentos para ajudar na preservação do meio ambiente. Para isso vão ler textos publicitários, reportagens, letras de musicas, poemas, etc. Irão produzir textos para uma campanha de conscientização sobre os problemas que a destruição do meio ambiente causa ao homem e à natureza. Essa produção será apresentada no lançamento de campanha que ocorrerá na escola num dia combinado. Serão convidados a participar desse evento pessoas da comunidade onde mora, da sua escola e da sua família.

1ª etapa:
Leitura de textos publicitários e produção de cartaz e painel
Em grupo os alunos irão observar uma propaganda com o título: E aí que escolha você vai fazer? (fonte: Revista Superinteressante, 15 dez.2007). Relacionar as datas no topo da imagem com o texto na parte inferior da propaganda, refletir sobre a pergunta (título) Discutir em grupo sobre o ato de preservar a água e o ato de desperdiçá-la. Trocar ideias sobre pequenas mudanças que cada um pode fazer para conservação da vida no planeta.
Produzir cartazes com as situações apresentadas como se estivessem dando dicas de como preservar a água do nosso planeta.
Observação de outro texto publicado no dia mundial da água pelo Jornal do Brasil,22 mar.2007.
Conversar sobre a estrutura do texto data da publicação, a mensagem, ilustração, a fonte, os patrocinadores etc. Onde é comum encontrarmos textos desse tipo, o que eles transmitem e outros anotar sempre em cartaz ou na lousa as conclusões do grupo. Propor que pesquisem em jornais, livros, revistas e na internet sobre o assunto. Dispor material para os alunos e ajudá-los a selecionar textos, fazerem anotações, separar material para montagem de um painel.

2ª etapa:
Leitura de reportagem e elaboração de dicas.
Não é somente a questão do consuma e desperdício da água que atinge o planeta Terra. Os alunos irão ler alguns textos para se informar sobre outros problemas que estão prejudicando o meio ambiente.
Texto: 30 dicas para cuidar do planeta revista recreio, ano 2.n.60,3 de maio 2001, p.8-11.
Em duplas trocarão ideias sobre a mensagem e a organização do texto em partes. Anotar no caderno o que cada um pode fazer em casa, na escola, na rua para ajudar a cuidar do planeta, mostrando o que é certo e denunciando o que é errado. Reproduzir em pequenas tiras de papel, algumas dessas dicas, para serem distribuídas no dia do lançamento da campanha.

3ª etapa:
Leitura de notícia e produção de cartaz.
Animais e plantas também são vítimas da natureza maltratada. Para se informar melhor sobre o assunto os alunos irão ler: A lista vermelha da extinção, o Globo, 13 de set.2007.
Em duplas ou trios observarão onde e quando a matéria foi publicada, o assunto principal, a linguagem, além dos depoimentos dos entrevistados. Discutam sobre os perigos que a flora e a fauna do planeta estão sofrendo, retirem também da notícia as causas e consequências do comportamento do homem diante da natureza e registrem-nas.
Com material de sucata, folhas secas, gravetos, retalhos de papel ou tecidos, recortes de jornal, livros etc. Montem um cartaz com as anotações e ilustrem com o material de sucata e guardem para o dia do lançamento da campanha.

4ª etapa:
Leitura e produção de propagandas
Em grupo ler várias propagandas observando a relação entre o texto escrito e as imagens fazendo a compreensão oral e escrita.
Agora é o momento de criar a propaganda.
Pra ajudar na produção é importante que retomem todas as anotações feitas durante as aulas; planejando o que vai escrever, para que e para quem e como vai escrever.
Nessa etapa serão feitos rascunhos leituras das produções e várias revisões.

5ª etapa
Leitura de letras de músicas e produção de varal de poesias.
Ouvir as músicas relacionadas com o tema trabalhado fazer leitura das letras dessas musicas cantá-las.
O homem se comunica pela linguagem. Tem acesso à informação, expressa e defende as suas opiniões, partilha ou constrói visões de mundo, enfim, produz conhecimento.
Conversar sobre outras músicas que conhecem que também tratam desse tema.
Selecionar poemas para leituras e ilustrações. Organizar um varal de poesias.
Ponto de chegada: Lançamento da campanha educativa
Este é o momento de organizar os trabalhos para o lançamento da campanha: Seja responsável: preserve a natureza!
Juntem todos os textos produzidos, ilustrados e pesquisados. Em conjunto definam um local para expor os materiais, programem leituras de textos variados sobre o tema, façam coreografias com as músicas trabalhadas, dramatizações, distribuam muitas cópias das dicas com mensagens ecológicas e do folheto que produziram. Com tudo pronto convide seus colegas de outras turmas, pais, professores, e comunidade para prestigiarem o lançamento da campanha que desenvolveram em sala de aula.

 Recursos:
Livros, filmes, propagandas, jornais, revistas, aparelhos de som, DVD, Internet, sucatas, etc.
 Avaliação:
Será realizada em diferentes momentos, em situações variadas, partindo do fazer dos alunos, ajudando-os a compreender os fenômenos que nos cercam facilitando a relação sujeito-objeto.

Fonte:
Miranda, Claúdia; Rodrigues, Vera Lúcia. Coleção Aprendendo Sempre, Língua Portuguesa, 4º ano.
Ed. ÁTICA

Nenhum comentário: